left

POKA YOKE

Redução de custos com erros ou falhas

Processo produtivo livre de erros.

O sistema Poka Yoke CSI auxilia os operadores de produção/montagem na correção/prevenção de erros nos processos produtivos garantindo a operação correta nos postos de trabalho.

Para controle da qualidade a operação é interrompida caso o sistema identifique erro no processo e possibilitando que o problema verificado seja corrigido. Uma advertência sonora e luminosa é transmitida ao operador para parada da ação.

Benefícios:

Diminuição de erros de operação;
Maior índice de confiabilidade;
Redução de custos com inspeção e retrabalho;
Fim de recalls por falhas no processo de montagem;
Relatórios de histórico de operações com informações de falhas, motivos e operadores;
Informações para melhoria contínua.


homem-em-um-estoque


Principais Projetos Realizados:

Módulos BFM em montadora de automóveis: Sistema que indica ao montador qual será o modelo correto da peça a ser utilizado no veículo em produção. Este sistema faz uso de uma tela de televisão e um scanner ligados ao equipamento CSI. A operação correta é garantida pela leitura de um código de barras aplicado no material com as informações da peça. Após análise das informações o sistema libera ou bloqueia a produção através de mensagens/advertências veiculadas na tela de tv.


PICK BY LIGHT DE ETIQUETAS em montadora: Sistema que determina e orienta automaticamente o conjunto de etiquetas a ser utilizado pelo operador no veículo em produção. Caso o sistema identifique erro na operação é feita sinalização ao operador através de luzes e sons e o fluxo da operação é interrompido.


Outros Serviços

Formulário de contato